Inscrições para Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas estão abertas
Estão abertas as inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2024, a maior competição do país em participação de agricultores familiares.
Espera-se a inscrição de mais de 1,5 mil amostras. Este ano, o concurso comemora sua 21ª edição.
Os produtores rurais têm até o dia 6 de setembro para preencher a ficha de inscrição e entregá-la impressa, junto com as amostras concorrentes, nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). A participação é gratuita e a ficha está disponível neste link.
Podem se inscrever produtores dos municípios mineiros com amostras de café Arábica, tipo 2 para melhor (máximo quatro defeitos), colhidas neste ano. Os cafés concorrentes devem ser passados na peneira 15 (ou acima), com vazamento máximo de 5% e umidade entre 10% e 12%. A lavoura de origem da amostra deve ser georreferenciada.
O concurso possui duas categorias, e cada produtor pode participar de apenas uma delas:
- Café Natural: O café recém-colhido é levado para secar logo após passar por um processo de lavagem.
- Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado: Após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros, que são então descascados e seguem para secagem.
Os cafés concorrentes passarão por análises físicas e sensoriais realizadas por uma comissão julgadora composta por, no mínimo, oito classificadores e degustadores de café. Na primeira etapa, só serão classificados os cafés que obtiverem pelo menos 85 pontos, de acordo com as normas da Associação de Cafés Especiais (SCA). A produção dos cafés também será avaliada em quesitos socioambientais.
As amostras selecionadas na primeira etapa seguirão para uma nova avaliação. A comissão julgadora classificará as melhores de cada categoria nas macrorregiões cafeeiras de Minas Gerais: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. A cerimônia de encerramento ocorrerá em dezembro, onde serão anunciados os vencedores estaduais das duas categorias, os primeiros colocados em cada região produtora, a cafeicultora com melhor pontuação entre os finalistas e o cafeicultor participante do programa Certifica Minas Café com a melhor nota.
O concurso é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). Conta também com o apoio do Sicoob, da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da rede de supermercados Verdemar.
O regulamento completo está disponível no site da Emater-MG. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3349-8075/8091/8173 ou pelo e-mail concursoqualidadecafemg@emater.mg.gov.br.
Histórico
Em 2023, pela primeira vez, um produtor da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi o campeão estadual do concurso. O agricultor Mamédio Martins dos Santos, de Sabará, venceu na categoria Café Natural com 91,7 pontos numa escala até 100, segundo a metodologia da SCA. A competição do ano passado contou com 1.563 amostras inscritas, e os vencedores tiveram suas sacas compradas pela rede de supermercados Verdemar.
Este concurso representa uma excelente oportunidade para os produtores mineiros mostrarem a qualidade dos seus cafés e se destacarem no mercado nacional e internacional.
Fonte: Balcão News