Mais da metade dos varejistas mineiros está otimista com as vendas no Dia dos Pais
A pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG revelou que 60,3% dos varejistas mineiros esperam ser impactados positivamente pelo Dia dos Pais.
Entre esses comerciantes, 55,2% estão otimistas em relação às vendas deste ano, esperando que sejam melhores do que no ano passado. Embora esse percentual seja menor do que nos anos anteriores (2021-2023), ele se aproxima do observado em 2019, período pré-pandemia.
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, explicou que essa expectativa é reflexo da normalização das bases de comparação de vendas.
Nos anos imediatamente, após a pandemia, qualquer aumento nas vendas era visto como um crescimento significativo devido à base fraca. Em 2024, a expectativa de vendas melhores representa um termômetro realista para o comércio varejista.
Motivos e estratégias de venda
A pesquisa, que ouviu 407 comerciantes de várias regiões de Minas Gerais, identificou os principais motivos para a expectativa de aumento nas vendas:
- Otimismo: 43,8%
- Aumento do volume de vendas nos últimos meses: 34,8%
- Novos produtos no mercado: 18,2%
- Valor afetivo da data: 13,4%
Apesar do baixo apelo afetivo do Dia dos Pais em comparação com outras datas comemorativas como o Dia das Mães, os comerciantes estão planejando estratégias para incentivar as compras:
- Promoções: 35,5%
- Divulgação em redes sociais: 34,3%
- Propaganda: 19,2%
Vendas online e estoques
A pesquisa também mostrou que 65,3% dos comerciantes planejam utilizar vendas online. Além disso, 76,7% dos varejistas preferem utilizar seus próprios estoques para as vendas do Dia dos Pais, enquanto 23,3% pretendem investir em produtos específicos para a data.
Produtos e ticket médio
Os itens que devem ser mais vendidos incluem roupas, bebidas, carnes, kits e cestas. Quanto ao ticket médio:
- 29,1% dos empresários esperam que ele fique entre R$ 100 e R$ 200
- 38,4% acreditam que será entre R$ 70,01 e R$ 200
A Fecomércio MG, presidida pelo empresário Nadim Donato, é a maior representante do setor terciário em Minas Gerais, integrando o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas, além de diversos sindicatos empresariais. A entidade atua em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo, buscando melhores condições tributárias, celebrando convenções coletivas de trabalho e disponibilizando benefícios para o desenvolvimento do comércio no estado.
Com 85 anos de atuação, a Fecomércio MG fortalece e defende o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos mineiros.
Fonte: Balcão News