Obras do Metrô da RMBH avançam e governo mantém inauguração para 2026

Obras do Metrô da RMBH avançam e governo mantém inauguração para 2026

O Governo de Minas Gerais segue acompanhando o avanço das obras do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Na última quinta-feira (20/3), o vice-governador Mateus Simões realizou uma vistoria na construção da estação Amazonas, integrante da Linha 2, reforçando o compromisso do Estado com a modernização e expansão do transporte público na capital.

A ampliação da Linha 1 permitirá a inauguração da estação Novo Eldorado já em 2025, facilitando a conexão entre Contagem e Belo Horizonte. Enquanto isso, a construção da Linha 2 segue acelerada, com avanços expressivos nas estações Amazonas e Nova Suíça.

Segundo Mateus Simões, o cronograma das obras está adiantado e segue em ritmo intenso.

“É uma alegria vistoriar esta obra depois de seis meses que eu e o governador Romeu Zema estivemos aqui no lançamento. A estação Amazonas já está com a base pronta, dentro do cronograma, e até um pouco adiantada. Hoje, temos nove das 19 estações da Linha 1 com obras em andamento e as demais com início programado para as próximas semanas”, destacou o vice-governador.

Ampliação do metrô revoluciona mobilidade urbana

Desde a concessão do sistema à Metrô BH, em março de 2023, pelo Governo de Minas, as melhorias vêm sendo implementadas gradativamente, proporcionando um avanço significativo na infraestrutura do metrô. As principais intervenções incluem:

  • Modernização das estações existentes
  • Ampliação da capacidade operacional
  • Aquisição de novos trens e tecnologia para os passageiros

As obras já atingiram um estágio avançado e, segundo Mateus Simões, os impactos serão perceptíveis para a população em poucos anos.

“As obras estão a pleno vapor aqui na estação Amazonas e na estação Nova Suíça. Em breve, vamos iniciar as intervenções na estação Novo Eldorado, que será fundamental para a integração da Linha 1 e facilitará o deslocamento entre Contagem e Belo Horizonte”, explicou.

Linha 2 interligará Barreiro à Linha 1

A construção da Linha 2 representa um marco para a mobilidade urbana da capital. Com um traçado de 10,5 quilômetros e sete estações, a nova linha conectará a região do Barreiro à Linha 1, proporcionando um transporte mais ágil e eficiente para milhares de pessoas.

Na estação Amazonas, as obras estão avançadas:

  • Terraplanagem concluída
  • Fundação finalizada
  • Instalação dos pré-moldados iniciada

A previsão é que a operação comercial da Linha 2 tenha início em 2028, encerrando uma espera de mais de 20 anos da população.

Investimentos garantem modernização do metrô

O investimento total no projeto é de R$ 3,7 bilhões, provenientes de uma parceria entre os governos estadual e federal, além de aportes da iniciativa privada. Esses recursos possibilitam melhorias estruturais que transformarão o metrô da RMBH em um sistema mais eficiente e moderno.

Entre as principais melhorias previstas estão:

  • Aquisição de 24 novos trens, que entrarão em operação em 2026
  • Reforma completa do Pátio São Gabriel, incluindo ampliação da oficina de manutenção das Linhas 1 e 2
  • Recuperação de trilhos, rede aérea, sinalização e telecomunicações

O vice-governador Mateus Simões reforçou que a gestão estadual segue empenhada em agilizar o processo e entregar as obras no menor prazo possível.

“Estamos trabalhando para garantir que o cronograma siga sem atrasos. A cada vistoria, vemos que o projeto está avançando e se concretizando. O metrô será um divisor de águas para a mobilidade urbana em Belo Horizonte e na região metropolitana.”

Além da modernização estrutural, desde 2023, os passageiros já contam com internet wi-fi gratuita nos trens e estações, além de um sistema digital de bilhetagem e 96 painéis de LED com informações em tempo real sobre a chegada dos trens.

Linha 1 será completamente revitalizada até 2026

A Linha 1, que percorre 28,1 km e conta com 19 estações, passará por uma revitalização completa até 2026. A primeira etapa já contempla melhorias em diversas estações, como:

  • Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho

Na segunda fase, outras unidades serão reformadas, incluindo:

  • Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar

Com a finalização das obras, a expectativa é que o metrô passe a transportar uma média de 223 mil passageiros diariamente, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.

Mobilidade urbana transformada até 2026

A ampliação e modernização do Metrô da RMBH representa um dos maiores investimentos em mobilidade urbana já realizados no estado. Com a conclusão das obras, o sistema oferecerá mais conforto, segurança e eficiência para milhares de usuários que utilizam o metrô diariamente.

Para Mateus Simões, a entrega das novas estações e a expansão do sistema marcarão uma nova fase para a cidade.

“Estamos presenciando uma mudança histórica no transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O metrô deixará de ser um sistema subutilizado para se tornar uma alternativa real de mobilidade para a população. Esse projeto trará mais qualidade de vida para todos.”

Com o avanço das obras, a expectativa é que a população possa usufruir de um metrô mais moderno e eficiente nos próximos anos, garantindo maior conectividade e integração entre as regiões da capital mineira.

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Fonte: Balcão News

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