
Obras do Metrô da RMBH avançam e governo mantém inauguração para 2026
O Governo de Minas Gerais segue acompanhando o avanço das obras do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Na última quinta-feira (20/3), o vice-governador Mateus Simões realizou uma vistoria na construção da estação Amazonas, integrante da Linha 2, reforçando o compromisso do Estado com a modernização e expansão do transporte público na capital.
A ampliação da Linha 1 permitirá a inauguração da estação Novo Eldorado já em 2025, facilitando a conexão entre Contagem e Belo Horizonte. Enquanto isso, a construção da Linha 2 segue acelerada, com avanços expressivos nas estações Amazonas e Nova Suíça.
Segundo Mateus Simões, o cronograma das obras está adiantado e segue em ritmo intenso.
“É uma alegria vistoriar esta obra depois de seis meses que eu e o governador Romeu Zema estivemos aqui no lançamento. A estação Amazonas já está com a base pronta, dentro do cronograma, e até um pouco adiantada. Hoje, temos nove das 19 estações da Linha 1 com obras em andamento e as demais com início programado para as próximas semanas”, destacou o vice-governador.
Ampliação do metrô revoluciona mobilidade urbana
Desde a concessão do sistema à Metrô BH, em março de 2023, pelo Governo de Minas, as melhorias vêm sendo implementadas gradativamente, proporcionando um avanço significativo na infraestrutura do metrô. As principais intervenções incluem:
- Modernização das estações existentes
- Ampliação da capacidade operacional
- Aquisição de novos trens e tecnologia para os passageiros
As obras já atingiram um estágio avançado e, segundo Mateus Simões, os impactos serão perceptíveis para a população em poucos anos.
“As obras estão a pleno vapor aqui na estação Amazonas e na estação Nova Suíça. Em breve, vamos iniciar as intervenções na estação Novo Eldorado, que será fundamental para a integração da Linha 1 e facilitará o deslocamento entre Contagem e Belo Horizonte”, explicou.
Linha 2 interligará Barreiro à Linha 1
A construção da Linha 2 representa um marco para a mobilidade urbana da capital. Com um traçado de 10,5 quilômetros e sete estações, a nova linha conectará a região do Barreiro à Linha 1, proporcionando um transporte mais ágil e eficiente para milhares de pessoas.
Na estação Amazonas, as obras estão avançadas:
- Terraplanagem concluída
- Fundação finalizada
- Instalação dos pré-moldados iniciada
A previsão é que a operação comercial da Linha 2 tenha início em 2028, encerrando uma espera de mais de 20 anos da população.
Investimentos garantem modernização do metrô
O investimento total no projeto é de R$ 3,7 bilhões, provenientes de uma parceria entre os governos estadual e federal, além de aportes da iniciativa privada. Esses recursos possibilitam melhorias estruturais que transformarão o metrô da RMBH em um sistema mais eficiente e moderno.
Entre as principais melhorias previstas estão:
- Aquisição de 24 novos trens, que entrarão em operação em 2026
- Reforma completa do Pátio São Gabriel, incluindo ampliação da oficina de manutenção das Linhas 1 e 2
- Recuperação de trilhos, rede aérea, sinalização e telecomunicações
O vice-governador Mateus Simões reforçou que a gestão estadual segue empenhada em agilizar o processo e entregar as obras no menor prazo possível.
“Estamos trabalhando para garantir que o cronograma siga sem atrasos. A cada vistoria, vemos que o projeto está avançando e se concretizando. O metrô será um divisor de águas para a mobilidade urbana em Belo Horizonte e na região metropolitana.”
Além da modernização estrutural, desde 2023, os passageiros já contam com internet wi-fi gratuita nos trens e estações, além de um sistema digital de bilhetagem e 96 painéis de LED com informações em tempo real sobre a chegada dos trens.
Linha 1 será completamente revitalizada até 2026
A Linha 1, que percorre 28,1 km e conta com 19 estações, passará por uma revitalização completa até 2026. A primeira etapa já contempla melhorias em diversas estações, como:
- Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho
Na segunda fase, outras unidades serão reformadas, incluindo:
- Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar
Com a finalização das obras, a expectativa é que o metrô passe a transportar uma média de 223 mil passageiros diariamente, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.
Mobilidade urbana transformada até 2026
A ampliação e modernização do Metrô da RMBH representa um dos maiores investimentos em mobilidade urbana já realizados no estado. Com a conclusão das obras, o sistema oferecerá mais conforto, segurança e eficiência para milhares de usuários que utilizam o metrô diariamente.
Para Mateus Simões, a entrega das novas estações e a expansão do sistema marcarão uma nova fase para a cidade.
“Estamos presenciando uma mudança histórica no transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O metrô deixará de ser um sistema subutilizado para se tornar uma alternativa real de mobilidade para a população. Esse projeto trará mais qualidade de vida para todos.”
Com o avanço das obras, a expectativa é que a população possa usufruir de um metrô mais moderno e eficiente nos próximos anos, garantindo maior conectividade e integração entre as regiões da capital mineira.
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Fonte: Balcão News