
Reconhecimento facial da PMMG já resultou em mais de 400 prisões em Minas Gerais
Mais de 400 pessoas com mandados de prisão em aberto já foram presas em Minas Gerais com o apoio da tecnologia de reconhecimento facial, implementada pelo Governo do Estado por meio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
O sistema, que utiliza câmeras inteligentes, tem reforçado a segurança pública e contribuído para a retirada de infratores das ruas.
“Este investimento em tecnologia, que teve ótimos resultados durante o Carnaval deste ano, garante mais segurança à população com o cumprimento dos mandados de prisão que se encontram em aberto. Nossa expectativa é expandir ainda mais este novo mecanismo de segurança”, afirmou o governador Romeu Zema.
A tecnologia começou a ser utilizada no início de 2025 como parte de uma estratégia da PMMG para localizar e capturar pessoas foragidas.
A maioria das prisões realizadas com o auxílio do reconhecimento facial está relacionada a crimes como tráfico de drogas, roubo, homicídio e furto.
“As câmeras têm papel essencial, especialmente em grandes eventos. A retirada de criminosos das ruas reforça o compromisso do Governo de Minas com a qualidade de vida do cidadão e com a prevenção ao crime em todo o estado”, destacou o vice-governador Mateus Simões.
As câmeras inteligentes estão instaladas em Bases de Segurança e integradas ao sistema de videomonitoramento da PMMG.
As imagens captadas são processadas em tempo real e comparadas com o banco de dados da corporação.
Quando há compatibilidade com mandados de prisão, as equipes de patrulhamento são acionadas imediatamente para realizar a abordagem.
O comandante-geral da PMMG, coronel Carlos Frederico Otoni, enfatizou o avanço proporcionado pela tecnologia: “O investimento demonstra nossa preocupação constante em atender melhor a população e buscar resultados cada vez mais relevantes”.
Além da agilidade nas abordagens, um dos diferenciais do sistema é a mobilidade: a tecnologia pode ser migrada para diferentes regiões, sem custos adicionais, o que potencializa sua aplicação em operações diversas.
O Governo de Minas reforça seu compromisso com a segurança da população e continuará investindo em tecnologia e inteligência para fortalecer a atuação das forças de segurança em todo o estado.
Leia mais:
“Bares com Alma” promove promoção turística da capital
Fonte: Balcão News