Secretaria de Educação divulga lista com destinos do Passaporte Mineiro

Secretaria de Educação divulga lista com destinos do Passaporte Mineiro

Os estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) terão todas as despesas custeadas pelo Governo de Minas, incluindo passagens aéreas, visto, acomodação, seguro saúde, taxas educativas e ajuda de custo para gastos pessoais.

O programa Passaporte Mineiro promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e pela Fundação Helena Antipoff (FHA), visa proporcionar uma experiência de troca cultural e aprendizagem, oferecendo aos participantes a oportunidade de vivenciar novas culturas, aprender idiomas e ampliar seus horizontes.

A lista dos destinos foi divulgada no dia 29 de janeiro e enviada por e-mail aos estudantes selecionados. Além dos 90 estudantes de todo o estado, outros 20 suplentes de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também fazem

A lista com os países de destino, foi encaminhada via e-mail para os estudantes participantes, que nesta etapa inclui os 90 estudantes selecionados em todo o estado e outros 20 suplentes de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

De acordo com Carolina Lobo, gerente de Projetos e Resultados da FHA, “Estamos muito orgulhosos de ver Minas Gerais e suas escolas públicas se destacando como referência em inclusão, diversos

Agora, os estudantes começam a se preparar para a viagem, incluindo a emissão de passaportes e organização da documentação necessária para a estadia com famílias anfitriãs e escolas no exterior.

A AFS Intercultura Brasil, parceira da FHA, oferecerá suporte com reuniões online, cartilhas e workshops.

O Passaporte Mineiro do Conhecimento é único no Brasil, oferecendo intercâmbio para estudantes de escolas públicas em todos os continentes, com a oportunidade de cursar o segundo ano do ensino médio completo em outro país. Com um investimento de R$ 26 milhões, o Governo de Minas reforça seu compromisso com a pluralidade e a formação global dos estudantes.

O projeto é uma evolução do Cidadão Global: De Minas para o Mundo, que começou na FHA, com a Escola Sandoval Soares de Azevedo. Em 2024, o Passaporte Mineiro do Conhecimento foi ampliado para as 112 escolas pioneiras na implantação do EMTI na rede estadual de Minas Gerais.

Inicialmente com 90 vagas, o programa teve sua capacidade ampliada para 150, assegurando o intercâmbio para todos os finalistas. Destes, 60 estudantes de Ibirité já viajaram.

 

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?