Solenidade da Medalha da Inconfidência homenageia 170 personalidades e instituições

Solenidade da Medalha da Inconfidência homenageia 170 personalidades e instituições

A cidade histórica de Ouro Preto voltou a ocupar simbolicamente o posto de capital de Minas Gerais ontem, terça-feira (21), durante as celebrações do Dia de Tiradentes.

A transferência da sede do Executivo estadual, realizada entre os dias 19 e 21 de abril, reforça a presença do governo na região Central e mantém viva a memória de Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira.

A programação oficial incluiu a entrega da tradicional Medalha da Inconfidência, principal honraria do Estado, em cerimônia conduzida pelo governador Mateus Simões.

copasa celular

Publicidade

O evento contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite.

As celebrações começaram com visita ao Museu da Inconfidência, seguida de ato cívico-militar na Praça Tiradentes, com salva de 21 tiros, deposição de coroa de flores e acendimento da pira simbólica da liberdade.

Na sequência, as comendas foram entregues no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto.

Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, a Medalha da Inconfidência é concedida em quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Em 2026, 170 pessoas e instituições foram agraciadas.

Entre os homenageados estão parlamentares indicados pela ALMG, como Noraldino Júnior e Marquinho Lemos, além do diretor-geral da Casa, Cristiano Félix. No grau máximo, o Grande Colar, o escolhido foi o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que também atuou como orador oficial da cerimônia.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, destacou o legado de Tiradentes e de Juscelino Kubitschek como símbolos da liberdade e da identidade mineira. Já o governador Mateus Simões ressaltou o apreço histórico dos mineiros pelos valores de independência e justiça.

A solenidade reuniu ainda autoridades dos três poderes, como o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, além de representantes do Legislativo e de órgãos de controle.

Fonte: Balcão News