Categorias

Casa Blog News Surf feminino conquista medalha de prata inédita – Balcao News – Notícias de BH
Surf feminino conquista medalha de prata inédita – Balcao News – Notícias de BH

Surf feminino conquista medalha de prata inédita – Balcao News – Notícias de BH

Tatiana Weston-Webb, alcançou um marco histórico ao conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 para o surf feminino.

Esta é a primeira medalha olímpica de uma surfista brasileira na modalidade, resultado de um trabalho de médio prazo liderado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Desde que o surfe foi incluído no Programa Olímpico, em 2018, as entidades desenvolveram um projeto específico para o gênero feminino, tendo Tatiana como principal atleta e também Tainá Kinckel, que fez parte do Time Brasil em Paris.

Tatiana foi derrotada na final pela norte-americana Caroline Marks em uma bateria acirrada, decidida na última onda. Emocionada, Tatiana destacou a importância da estrutura oferecida para sua preparação. Eu nunca tive uma preparação tão forte na minha carreira, especialmente esse ano, antes dos Jogos Olímpicos. E o lado psicológico também. Eu estou me sentindo super forte mentalmente. Uma atleta de alto nível precisa dessas coisas para sobreviver e eu estou sentindo que estou no topo da minha carreira agora. Estou mais forte. Estou conseguindo bons resultados. Só não está indo 100% pro meu lado, mas uma prata é muito boa. É um resultado incrível”, disse a surfista.

A conquista é fruto de um planejamento detalhado e investimentos direcionados para oferecer todo o suporte necessário. Tatiana passou por diversas avaliações no Laboratório Olímpico do COB, no Rio de Janeiro, e recebeu apoio para viagens e treinamentos internacionais. Profissionais do COB, incluindo nutricionistas, preparadores físicos e psicólogos, atenderam diretamente a surfista.

“Realmente, sem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e da CBSurf, não teríamos chegado perto deste lugar, no topo do mundo. Tem muitas pessoas no COB que eu considero agora como família. Então, eles agora fazem parte da história da minha carreira. Eu só tenho que agradecer a todos que fizeram parte disso”, afirmou Tatiana. Ela também agradeceu a seu técnico Ross Williams, Paulo Moura, e sua família pelo suporte contínuo.

A preparação para os Jogos Olímpicos de 2024, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro(COB) incluiu uma base de apoio em uma pousada próxima à praia, com serviços de performance e privacidade, sugerida por Tatiana. Esta infraestrutura foi um diferencial competitivo significativo.

Tatiana também teve uma preparação importante no Chile, em 2023, onde integrou a equipe nos Jogos Pan-americanos, conquistando o título e vivenciando uma prévia da experiência olímpica. “Foram dias bem puxados, mas além de puxados, foram dias abençoados. Especialmente porque eu acho que tivemos o melhor lugar para participar das Olimpíadas. E foi uma honra gigante representar o Brasil, o meu país“, concluiu Tatiana.

Fonte: Balcão News

Adicionar comentário

Sign up to receive the latest
updates and news

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?