Casa Blog Destaques Vereadores de BH querem saber destino de empréstimos do Executivo
Vereadores de BH querem saber destino de empréstimos do Executivo

Vereadores de BH querem saber destino de empréstimos do Executivo

A Comissão de Orçamento e Finanças Públicas da Câmara Municipal de BH, aprovou, na última semana, um pedido de informações sobre a destinação de empréstimos que a Prefeitura planeja contratar, totalizando R$ 2 bilhões.

Esses valores são previstos em quatro projetos de lei enviados pelo Executivo à Câmara Municipal.

Os vereadores solicitam detalhes sobre a destinação dos recursos, o nível de endividamento do município e os benefícios para a população.

Futuros empréstimos municipais

Os projetos de lei (PLs) 900/2024, 901/2024, 903/2024 e 914/2024, tramitando em 1º turno, autorizam o município a contratar operações de crédito com diferentes instituições:

  • PL 900/2024: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
  • PL 901/2024: Caixa Econômica Federal (Caixa)
  • PL 903/2024: Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)
  • PL 914/2024: BNDES

A vereadora Marcela Trópia (Novo) destaca a necessidade de transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

Ela solicita informações detalhadas sobre cada empréstimo, incluindo os valores individuais, os destinos dos recursos, os projetos e obras financiados, o nível atual de endividamento da Prefeitura e os impactos projetados caso os empréstimos sejam aprovados.

Além disso, questiona quais benefícios são esperados para a população.

 AMR

Também foi aprovado um pedido de informação sobre possíveis dívidas da Prefeitura relacionadas ao aluguel de um espaço utilizado na Associação Mineira de Reabilitação (AMR) no Bairro Mangabeiras.

A vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo) relata que, durante uma visita técnica, foi informada que a Prefeitura utiliza parte desse espaço para atendimento na área da saúde e que há atrasos nos pagamentos, totalizando mais de R$ 1 milhão.

Altoé questiona se a Prefeitura realmente aluga um espaço junto à AMR, qual é o valor do aluguel, se existem aluguéis vencidos e não pagos, e qual o valor desses atrasos.

Ela também pergunta sobre o planejamento para pagamento dos valores em atraso e a possibilidade legal de compensação desses valores.

Esses pedidos de informações visam garantir a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos, zelando pela saúde financeira de Belo Horizonte e pelo bom uso dos recursos municipais.

Adicionar comentário

Sign up to receive the latest
updates and news