Vice governador afirma que Stock Car projetou Minas no mundo – Balcao News – Notícias de BH
2
Minas Gerais voltou a fazer parte do calendário da principal categoria do automobilismo do Brasil após sete anos sem receber o evento.
A sétima etapa da Stock Car Pro Series foi realizada entre os dias 15 e 18/8, em Belo Horizonte, no circuito de rua Toninho da Matta, montado no entorno do estádio Mineirão, na Pampulha.
O vice-governador Professor Mateus acompanhou, ontem, a corrida principal da categoria.
Na oportunidade, ele entregou o prêmio de primeiro lugar para o piloto Felipe Baptista, vencedor da primeira etapa da Stock Car realizada na capital mineira.
O pódio foi completado por Nelsinho Piquet e Cacá Bueno.
O vice-governador destacou a importância de ter a Stock Car de volta a Minas Gerais, uma vez que o evento pode ser uma vitrine internacional para o estado.
“Falei ao Felipe Baptista, quando entreguei o troféu a ele, sobre a felicidade de Minas estar recebendo a etapa. É um dos principais eventos esportivos do Brasil, transmitido para outros 170 países, e que divulga o nome do estado para o mundo”, comentou Professor Mateus.
A Stock Car no Brasil foi criada em 1979. A última passagem da competição pelo estado havia sido em 2017, no autódromo de Curvelo.
“É motivo de comemoração não só para os pilotos que estavam no pódio, mas também para Belo Horizonte, para Minas Gerais, e motivo de alegria para mim e para o governador Romeu Zema”, disse o vice-governador.
Desenvolvimento econômico
A capital mineira será uma das sedes da Stock Car Pro Series pelos próximos cinco anos. Para esta edição, a previsão é de que o evento injete cerca de R$ 200 milhões na economia de Belo Horizonte e atraia mais de 30 mil turistas.
“Para Belo Horizonte, é importante ter eventos do tamanho da Stock Car. Nós temos ainda quatro anos já contratados de eventos aqui na cidade, mas esperamos que isso se transforme em uma tradição perene. Fico feliz em ver a festa dentro da pista, mas também ver que gerou oportunidade, emprego e desenvolvimento para BH”, ressaltou Professor Mateus.
A expectativa dos organizadores é de que, durante os cinco anos em que será realizada na capital, a competição movimente mais de R$ 1 bilhão e gere entre 1,5 mil e 2 mil empregos diretos a cada ano.
A Stock Car na cidade também reuniu outros grandes nomes do automobilismo brasileiro, como Felipe Massa e Rubens Barrichello.
Além da corrida, o evento conta com um festival gastronômico, uma fan zone com diversas atividades, como simuladores de carros, disputas de trocas de pneu e shows musicais.
Protocolo Fale Agora durante a competição em BH
A etapa da Stock Car em Belo Horizonte também contou com ação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) para divulgar o protocolo Fale Agora, que promove a segurança e bem-estar das mulheres em grandes eventos.
Com a adoção do protocolo, as pessoas que participaram do evento foram orientadas para agir de maneira assertiva e imediata diante da ocorrência de casos de assédio e violência sexual contra mulheres.
“Assim como aconteceu no Carnaval, estamos na Stock Car e vamos participar de vários outros eventos grandes, porque é uma forma de difundir a legislação e orientar a população em casos de assédio”, explicou a subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres, Joana Coelho.
“O protocolo existe tanto para informar a população, quanto para capacitar as equipes envolvidas”, completou.
A divulgação do Fale Agora na Stock Car faz parte de uma série de esforços da Sedese para fortalecer a cultura de denúncia e proteção aos direitos das mulheres.
O treinamento, que já foi realizado com sucesso em outras ocasiões, inclusive no Mineirão, visa orientar os colaboradores sobre o atendimento adequado e a pronta resposta a situações de risco, garantindo um ambiente seguro e acolhedor para todas as mulheres.
Protocolo inédito
O Fale Agora foi lançado em 2023 e capacita profissionais de espaços de lazer e turismo de Minas para lidar com situações de emergência e promover um ambiente seguro, onde a comunicação e a ação rápida são essenciais.
Neste ano, o protocolo foi adaptado para ser aplicado durante o Carnaval da Liberdade, o que ajudou a garantir a festa mais segura do Brasil.
Ele também ganhou uma nova versão para capacitar atletas e clubes de futebol, iniciativas que reafirmaram o papel de liderança da Sedese na implementação de políticas de proteção social em Minas Gerais.
Leia mais:
Fonte: Balcão News