Notícias

Exposição “Ruídos” no CCBB BH: uma reflexão profunda sobre a condição humana

O Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH), é palco da exposição “Ruídos”, de 10 de abril a 10 de junho.

A mostra apresenta uma seleção das obras da artista visual brasileira Berna Reale, englobando seu trabalho de 2009 a 2023 em diversas mídias como fotografia, objetos, performances, pinturas e vídeos. As peças convidam à reflexão sobre a condição humana em contextos de desigualdade de gênero, econômica e social, bem como sobre a violência.

O título “Ruídos” foi escolhido por evocar o desconforto causado pelo que muitas vezes se apresenta de maneira fragmentada e remete à palavra “roído“, aludindo a algo que falta, gera desconforto, estranhamento e violência. Segundo Berna Reale, a escolha visa representar a ruptura na harmonia. Silas Martí, jornalista, crítico de arte e curador da exposição, reforça que o nome reflete a quebra da harmonia.

“Palomo” (2012). Foto: divulgação.

A exposição traz importantes trabalhos em foto e vídeo, destacando-se “Palomo” (2012) e “Rosa Púrpura” (2014), além de pinturas menos expostas como “Cordeiro” (2021), uma obra em tinta a óleo sobre tela. Durante a pandemia da Covid-19, com as restrições a performances ao ar livre, Berna Reale redescobriu a pintura, técnica com a qual havia experimentado durante seus anos universitários.

“Voltei a pintar porque me identifiquei com a demora e dedicação exigidas pela tinta a óleo. Continuo criando fotos e performances, mas pretendo futuramente realizar uma exposição exclusivamente de pinturas”, explica a artista.

Ao longo da exposição, o público será confrontado com imagens impactantes que, conforme Martí, são usadas estrategicamente para denunciar violências contra grupos vulneráveis, como mulheres, moradores de periferias e populações carcerárias. “É uma narrativa sobre viver no Brasil, um país barroco, tropical e violento, e sobre a identidade brasileira”, destaca o curador.

Berna Reale também explora o uso intenso de cores em suas obras mais recentes, como nas séries “Cabeças Raspadas” e “Blitz” de 2022, onde utiliza cores vibrantes e metalizadas, reflexo das tendências contemporâneas, inclusive na moda e alta costura. “Estamos vivendo uma era de cores fortes, e como artista do meu tempo, me inspiro nessa tendência”, comenta ela.

Além das mídias tradicionais, a exposição inclui esculturas e objetos que abordam a realidade de maneira crua, como as formas de alumínio para bolo, usadas para retratar como objetos proibidos são clandestinamente enviados para presídios. “A obra ‘Arma branca’ é particularmente significativa ao abordar a violência doméstica, mostrando a simbologia de um bolo com facas gravadas”, diz Reale.

O vídeo “Escape” é outro destaque da mostra, representando uma personagem em diversos contextos, inclusive em Nova York, simbolizando a angústia, a solidão e a difícil escolha entre persistir e desistir.

A exposição “Ruídos” está disponível nas galerias do térreo do CCBB BH, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados no site do CCBB ou na bilheteria.

Berna Reale, uma influente artista visual brasileira. Foto: Filipe Nyland/divulgação.

Berna Reale

Berna Reale, natural de Belém (PA), onde reside, iniciou sua trajetória artística nos anos 1990. Desde a apresentação de “Cerne” no 25º Salão de Arte Pará em 2006, sua obra ganhou notoriedade nacional e internacional. Seu trabalho é conhecido pela abordagem crítica aos aspectos materiais e simbólicos da violência e aos processos de silenciamento.

A artista utiliza seu próprio corpo como elemento central, investigando também a importância das imagens na perpetuação de ações e imaginários brutais. A fotografia, assim, não apenas documenta suas performances, mas é uma extensão de seu processo criativo, destacando-se pela potência em expressar tanto o desejo de aproximação quanto o sentimento de repulsa, marcando a ambivalência da sociedade diante da violência.

A exposição “Ruídos” poderá ser vista nas galerias do térreo do CCBB BH. Foto: divulgação.

Circuito Liberdade

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Ficha técnica: Exposição “Ruídos”, de Berna Reale

Berna Reale: Ruídos.
Artista: Berna Reale.
Curador: Silas Martí.
Coordenação geral: Leandro Gabriel, (Cara Produções).
Produção executiva: Daniel Moreira, (Cara Produções).
Produção Local: Magnólia Produtos e Artefatos Culturais.
Projeto expográfico: Stúdio Tavares.
Designer gráfico: Fernanda Monte Mor.
Mídias sociais: Farol Agência Digital.

Classificação Indicativa: Livre (Atenção: Determinadas obras da exposição apresentam cenas de nudez e/ou violência como parte integrante da expressão artística e serão sinalizadas com totens na entrada das salas).

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Galerias do Térreo.
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte.
Funcionamento: De quarta a segunda, das 10h às 22h .
Temporada: De 10 de abril a 10 de junho.
Entrada: Gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH.
Telefone: (31) 3431-9400
Site: www.ccbb.com.br/bh

Leia mais:

Poema de Ocasião: O tempo

Fonte: Balcão News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *