
BDMG já liberou R$ 50 milhões para pequenos negócios afetados pelas chuvas
A linha BDMG Solidário, lançada por determinação do Governo de Minas, já liberou R$ 50 milhões em financiamentos, beneficiando cerca de 500 empreendedores de 75 municípios em situação de emergência ou calamidade pública.
A borracharia Tchuba Pneus, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, é um dos pequenos negócios mineiros que sobreviveram com os temporais no início deste ano. “Durante as fortes chuvas, a água invade a loja”, conta a sócia, Érica Rios.
A situação só foi contornada após uma empresa acessar uma linha de crédito emergencial criada pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para apoiar micro e pequenos empresários impactados pelas chuvas.
O programa oferece condições diferenciadas: taxa fixa de 0,9% ao mês, prazo de até 36 meses para pagamento e seis meses de carência. A contratação é feita de forma 100% digital, o que facilita o acesso ao crédito.
Segundo o governador Romeu Zema, a linha de crédito visa garantir que pequenos negócios possam superar os prejuízos causados pelas chuvas. “Sabemos que o crédito é fundamental para recompor estoques e realizar obras estruturais. O resultado alcançado mostra que, em Minas Gerais, o empreendedor pode contar com o Estado para seguir em frente e crescer”, afirma.
O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, destaca a resposta positiva dos empresários. “A procura intensa e agilidade na liberação dos recursos comprovam a importância da linha. Esses financiamentos permitiram que muitos empreendedores mantivessem empregos e atividades em funcionamento.”
A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico – Sede-MG, Mila Corrêa da Costa, reforça o papel estratégico da ação. “Apoiar os pequenos negócios é essencial para a recuperação das cidades afetadas. Essa resposta rápida demonstra o compromisso do Governo de Minas com o fortalecimento da economia local.”
Com o apoio do crédito, Érica e o marido conseguiram mudar a borracharia para um galpão mais amplo e seguro. “A mudança de cenário obra e pintura, o que só foi possível com o financiamento. Como ficamos fechados alguns dias, o crédito também garantiu o capital de giro necessário”, relata.
Agora, a empresária já planeja expandir a equipe. “Atendemos cerca de 20 clientes por dia e queremos ampliar esse número. Estamos nos preparando para contratar mais dois funcionários. Sem as condições diferenciadas do BDMG, não conseguiríamos“, afirma.
Leia mais:
Congresso lança Agenda Legislativa da Indústria para 2025, amanhã, terça-feira
Fonte: Balcão News