
Carnaval de Belo Horizonte 2025 é oficialmente aberto com parceria entre Prefeitura e Governo de Minas
O Carnaval de Belo Horizonte foi oficialmente anunciado pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Na ocasião, o Governo de Minas assinou com o município um protocolo de intenções para o Carnaval. interesse por
Estiveram apresenta na solenidade a secretária adjunta de Comunicação do Estado de Minas Gerais, Bárbara Botega, o secretário de de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, e o prefeito de exercício, Álvaro Damião .
“O Carnaval de Belo Horizonte se fortalece ao longo dos anos e, hoje, essa união entre Estado, município, blocos e escolas de samba é essencial para o seu crescimento”, afirmou Leônidas de Oliveira. Ele destacou que essa parceria representa um avanço na valorização das artes e da cultura tanto da capital quanto do interior de Minas Gerais.
“Este é um momento histórico para Minas Gerais e para a nossa capital, disse o prefeito em exercício Álvaro Damião.
“Essa união partiu do Estado e do município, mas, sobretudo, dos blocos e das escolas de samba que querem que o Carnaval cresça”, ressaltou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
“Essa é uma aliança em prol da nossa capital, das artes, da cultura da capital e do interior de Minas Gerais. Este é um um momento de celebração e de união de forças”, acrescentou o secretário.
O prefeito em exercício Álvaro Damião também destacou a importância da parceria com o Governo de Minas para o fortalecimento e a organização da festa que tem expectativa de atrair 6 milhões de foliões e movimentar R$ 1 bilhão na economia da capital.
“A gente quer um Carnaval da alegria, e, para fazer o povo feliz, temos que oferecer estrutura, segurança e condições. Não há como fazermos isso sem os parceiros. Então, agradeço a parceria com o Governo do Estado, e quero dizer ao governador Romeu Zema, por meio do secretário Leônidas, que Belo Horizonte está de portas abertas para a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, para fazermos não só o Carnaval mas outros eventos”, declarou.
Via das Artes
A prefeitura de Belo Horizonte é parceira do Governo de Minas também na realização da Via das Artes, que, neste ano, proporcionará uma experiência além da sonorização dos desfiles dos blocos nas avenidas Amazonas, Andradas e, pela primeira vez, na avenida Brasil. Uma programação vigorosa será oferecida nesses espaços, promovendo a integração da música, das artes visuais, da poesia e das artes performáticas.
“Esse projeto, que estreou no ano passado, foi um verdadeiro sucesso. Proporcionou mais segurança e conforto para os foliões e contribuiu para um maior reconhecimento do trabalho dos artistas”, pontuou a secretária adjunta de Comunicação do Estado de Minas Gerais, Bárbara Botega. “Após essa primeira experiência, entendemos o que estava funcionando, o que precisava ser ajustado e aumentamos o número de avenidas sonorizadas em 2025”, completou em seguida.
Para 2025, a novidade é a ampliação da sonorização para três avenidas principais: Amazonas, Andradas e, pela primeira vez, a avenida Brasil .
Leia mais:
BH é referência em inclusão digital para pessoa idosa
Fonte: Balcão News