Comissão da CMBH vai estudar e debater tarifas de ônibus

Comissão da CMBH vai estudar e debater tarifas de ônibus

O Plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, a criação de uma comissão especial para estudar o aumento da tarifa do transporte coletivo e revisar o contrato de concessão, que será renovado em 2028.

O vereador Pedro Roussef (PT), um dos signatários do pedido, destacou que o transporte público impacta a vida de toda a população, independentemente de ideologias políticas.

O parlamentar acrescentou que, embora a nova licitação deva ser lançada somente em 2028, trazer técnicos e especialistas para analisar e debater a questão pode adiantar os estudos e contribuir para a revisão do contrato atual.

Segundo ele, a comissão poderá discutir alternativas como congelamento ou redução de tarifas , melhoria da qualidade do serviço, renovação da frota com ônibus mais modernos, assentos confortáveis, ar-condicionado e ampliação de faixas exclusivas.

Além disso, estudos técnicos antecipados podem contribuir para uma revisão mais eficaz do contrato vigente.

A vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo) apoiou a iniciativa e criticou a falta de transparência na ampliação da vida útil dos ônibus de 7 para 12 anos , decisão tomada sem participação da Câmara.

Ela destacou que os repasses financeiros ao setor foram de R$ 748 milhões em 2024 , com previsão de chegar a R$ 723 milhões em 2025 , e questionou a gestão dos recursos. “O problema do transporte não é falta de dinheiro, mas sim de seriedade” .

Fernanda Altoé reforçou a necessidade de um sistema de transporte mais seguro.

Já o vereador Neném da Farmácia (Mobiliza) chamou a atenção para as condições de trabalho dos motoristas.

A comissão, além de Pedro Roussef e Fernanda Altoé,  contará com os vereadores Bruno Miranda (PDT), Diego Sanches (Solidariedade), Dr. Bruno Pedralva (PT), Edmar Branco (PCdoB), Helton Junior (PSD), Juninho Los Hermanos (Avante), Lucas Ganem (Podemos), Osvaldo Lopes (Republicanos), Pablo Almeida (PL), Pedro Patrus (PT), Rudson Paixão (Solidariedade), Sargento Jalyson (PL), Tileleo (PP), Wagner Ferreira (PV) e Wanderley Porto (PRD).

Leia mais:

Fonte: Balcão News

Add comment

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos lhe ajudar?