Liberação de veículos apreendidos pode ser feito online em MG
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), anunciou uma nova funcionalidade disponível para os cidadãos de Minas Gerais: a solicitação do alvará de liberação para veículos removidos por infrações administrativas agora pode ser feita pela internet.
Como Funciona o Serviço On-line
* O serviço está disponível no site da CET-MG, acessível através da UAI Virtual.
* Os proprietários devem se autenticar usando a conta do Governo Federal – gov.br.
* Após acessar a aba “Veículos” e selecionar “Veículos removidos para o pátio”, o cidadão deve clicar em “solicitar liberação de veículos removidos (Irregularidades)” e seguir as instruções.
*É necessário incluir a documentação indicada na página do serviço.
*Solicitações enviadas até às 15h, de segunda a sexta-feira, serão analisadas no mesmo dia.
*Após a regularização de todas as pendências e a aprovação da documentação, o alvará de liberação do veículo será emitido digitalmente. E vai Permitir que o proprietário resolva pendências sem necessidade de deslocamento até unidades de atendimento.
O objetivo é economizar tempo e agilizar o processo de liberação do carro. Além disso, disponibilizar o serviço para todos os proprietários de veículos pessoas físicas no estado de Minas Gerais.
Antes da liberação do veículo, é necessário:
- Regularizar a infração que motivou a remoção.
- Quitar multas, taxas e outros encargos previstos na legislação.
- Pagar despesas com remoção e estadia diretamente no pátio.
O sistema Protocolo Digital da UAI Virtual foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).
André Ferreira, superintendente de Soluções de Trânsito e Atendimento ao Cidadão da Prodemge, destacou que “o sistema permite interações com o cidadão para corrigir pendências no processo. Em caso de pendências, o proprietário será informado e deverá regularizá-las para obter o alvará digitalmente” .
IMas atenção, veículos apreendidos por impedimento judicial ou crimes de trânsito ainda necessitam de atendimento presencial para liberação.
Para mais informações e acessar o serviço, visite www.transito.mg.gov.br.
Fonte: Balcão News