
Testamos o Citroën Basalt 2025: SUV Coupé acessível, potente e sofisticado
O Citroën Basalt 2025 chega ao mercado brasileiro como uma proposta inovadora, combinando o estilo arrojado de um coupé com a robustez e versatilidade de um SUV compacto. Produzido na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ), o modelo é o terceiro integrante do projeto C-Cubed, que visa oferecer veículos modernos e acessíveis para mercados emergentes.

O Citroën Basalt é o primeiro SUV Coupé da marca destinado ao público sul-americano, marcando o encerramento do projeto C-Cubed com chave de ouro. Com preço inicial competitivo a partir de R$ 89.990, o Basalt se posiciona como o SUV turbo e automático mais acessível do Brasil, aliando estética arrojada, motorização eficiente e uma experiência de condução pensada para os desafiadores cenários da América do Sul.

Design externo: uma combinação de estilo e robustez
Inspirado no conceito Vision, o Citroën Basalt traz um conjunto visual que mescla elegância e audácia. A parte frontal é dominada por uma grade imponente, com barras cromadas emoldurando o icônico logotipo da marca. Os faróis afilados de LED, acompanhados de luzes diurnas DRL também em LED, conferem modernidade e personalidade ao conjunto óptico. O para-choque esculpido integra vincos marcantes e aberturas funcionais, proporcionando ao SUV um aspecto robusto sem abrir mão da sofisticação.
Perfil Coupé inconfundível
O estilo lateral é talvez o ponto mais sedutor do Basalt: o teto em suave inclinação harmoniza perfeitamente com a linha de cintura elevada, proporcionando uma silhueta fluida e esportiva. As caixas de roda recebem molduras em acabamento escurecido, reforçando a ideia de um veículo pronto para qualquer terreno.
O entre-eixos generoso de 2,64 metros permitiu que os balanços dianteiro e traseiro fossem curtos, resultando em ângulos de entrada e saída amplos. Uma solução funcional que também contribui para o refinamento visual. O destaque fica para o conjunto Color Touch, com detalhes personalizados em Andre Red (nas versões Feel) e Terre de Toscane (nas versões Shine e First Edition).

Traseira esculpida e funcional
A traseira reforça a personalidade Coupé do Basalt, com lanternas horizontais interligadas por uma faixa em acabamento preto brilhante, além do spoiler integrado que melhora a aerodinâmica. O para-choque traseiro tem volume pronunciado e abriga saídas de ar falsas, um toque de estilo para agradar os mais exigentes. O acesso ao porta-malas (com generosos 490 litros de capacidade) é facilitado por uma ampla abertura, sem comprometer o espaço para a cabeça dos ocupantes do banco traseiro.

Cores disponíveis
O catálogo de cores do Citroën Basalt é um espetáculo à parte: Cosmo Blue (exclusivo do modelo no Brasil), Rouge Ruby, Prata Artense, Cinza Grafito, Preto Perla Nera, Branco Banquise e, na edição limitada First Edition, o Branco Nacré Perolizado. Para quem busca ainda mais exclusividade, a versão Shine oferece pintura biton com teto em preto Perla Nera.

Interior: espaço, conectividade e sofisticação
O interior do Basalt foi concebido com foco total no conforto e bem-estar dos ocupantes. O acabamento bicolor Solar Bronze dá sofisticação ao painel, que integra o painel de instrumentos digital de 7 polegadas com a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O volante multifuncional, o apoio de braço central e os exclusivos encostos de cabeça traseiros com abas laterais para maior suporte demonstram a atenção aos detalhes. O ar-condicionado digital automático (nas versões Shine e First Edition) permite ajuste preciso da temperatura interna.

Habitabilidade e praticidade
Com capacidade para acomodar confortavelmente cinco adultos, o SUV francês se destaca pelo excelente espaço para cabeça, ombros e pernas, mesmo na segunda fileira de bancos. As portas traseiras possuem abertura ampla e a coluna C foi desenhada para facilitar o acesso. Dois pontos de carga USB traseiros garantem praticidade para todos os passageiros.
O porta-malas de 490 litros pode ser ampliado pelo sistema de rebatimento do encosto traseiro, proporcionando flexibilidade para acomodar cargas volumosas.

Motorização e desempenho: eficiência aliada à Potência
O Citroën Basalt oferece duas opções de motorização:
- 1.0 Firefly Flex 3 cilindros: conhecido pela robustez e eficiência, oferece até 75 cv (etanol) ou 71 cv (gasolina), com câmbio manual de 5 marchas. Consumo homologado: até 14,6 km/l na estrada, autonomia de mais de 680 km por tanque.
- 1.0 Turbo 200 Flex 3 cilindros: o destaque da gama, com até 130 cv (etanol) e torque robusto aliado ao câmbio automático CVT de sete marchas simuladas e três modos de condução. Este propulsor é único no segmento ao utilizar o sistema Multiair III, que ajusta eletronicamente o tempo e amplitude das válvulas, proporcionando um equilíbrio raro entre desempenho e economia.
Desempenho e Consumo
O motor Turbo 200 proporciona acelerações vigorosas, com respostas imediatas e excelente capacidade de retomada, especialmente útil no tráfego urbano ou em subidas acentuadas. O consumo médio atinge até 13,7 km/l na estrada, tornando o Basalt uma opção altamente eficiente dentro da sua categoria.
Conforto de rodagem e suspensão: o retorno do “Tapete Voador”
A Citroën trouxe para o Basalt o refinado conceito do “Tapete Voador”, garantindo que os ocupantes estejam sempre isolados das irregularidades do asfalto. A suspensão, composta por McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, foi especialmente calibrada para o mercado sul-americano. Pneus 205/65 R16 contribuem para um rodar suave e seguro. A direção elétrica assistida proporciona leveza em baixas velocidades e firmeza em velocidades mais altas.
Tecnologia e itens de segurança
O Citroën Basalt conta com uma ampla lista de equipamentos de série:
- Airbags frontais e laterais dianteiros
- Controle eletrônico de estabilidade (ESP)
- Assistente de partida em rampas
- Monitoramento da pressão dos pneus
- Câmera de ré
- Faróis com assinatura DRL de LED
- Alarme
- Chave canivete com telecomando
- Retrovisores e vidros elétricos (um toque em todas as versões)

Conectividade e comodidade
A central multimídia Citroën Connect Touchscreen possui interface intuitiva, integração sem fio com smartphones e comandos no volante. O painel digital configurável de 7” exibe informações em alta definição. Há ainda três entradas USB e um sistema de som com seis alto-falantes.
Tabela de Versões e Preços Sugeridos
- Feel 1.0 Firefly manual: R$ 89.990
- Feel Turbo 200 CVT: R$ 96.990
- Shine Turbo 200 CVT: R$ 104.990
- First Edition Turbo 200 CVT: R$ 107.390
Edição Especial First Edition
Para celebrar a chegada do modelo, a série First Edition traz diferenciais visuais:
- Cor exclusiva Branco Nacré Perolizado
- Rodas de liga leve de 16″ escurecidas
- Faixa preta entre as lanternas
- Para-choques dianteiros com apliques cromados
- Logotipos alusivos à série
- Teto biton Perla Nera
- Interior exclusivo com pedaleiras cromadas, tapetes personalizados e soleiras metalizadas.

Acessórios Mopar
Mais de 30 acessórios genuínos estão disponíveis para personalização, incluindo carregador por indução, iluminação ambiente, pedaleiras esportivas e muito mais. Todos com garantia de fábrica.
Pós-Venda e Manutenção: o Basalt oferece revisões a preço fixo
- Feel 1.0: três primeiras revisões por R$ 1.859
- Feel e Shine Turbo 200: pacote de revisões por R$ 2.369
As revisões podem ser financiadas junto ao veículo. A cesta de peças do Basalt é até 12% mais barata que os principais concorrentes.
O Citroën Basalt cumpre a promessa de democratizar o acesso a um SUV com visual Coupé, sem comprometer desempenho, conforto, tecnologia ou segurança. Seu conjunto equilibrado e design inédito no Brasil o posiciona como um dos lançamentos mais relevantes do ano.
Quem procura um SUV compacto estiloso, tecnológico e eficiente encontra no Basalt uma opção que supera expectativas e estabelece novos parâmetros no segmento.
LEIA MAIS:
Citroën C3 YOU! 2025: o hatch turbo mais rápido e acessível do Brasil
Fonte: Balcão News