Notícias

Fiemg e a Missão Alemanha 2024 – Balcao News – Notícias de BH

Missão acontece de 19 a 27 de abril.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) vai levar neste mês, mais de 150 empresários e parlamentares mineiros à Hannover Messe, na Alemanha, considerada a principal feira internacional de tecnologia para a indústria.

A Missão vai acontecer entre 19 e 27 de abril e tem o patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e patrocínio ouro da Vale.

Apoiar as indústrias mineiras na prospecção de novos clientes para negócios e parcerias é o  objetivo das missões internacionais, bem como promover imersão em ambientes de tecnologia e inovação, atrair investimentos estrangeiros para o estado de Minas Gerais e promover networking entre empresários mineiros e estrangeiros.

Guilherme Ferraz, CEO da empresa mineira de tecnologia e inovação HVEX, participou das missões realizadas pela FIEMG para a China (2023) e para a Índia (2022) e contou como as experiências contribuíram para a ampliação das exportações da empresa. “Na Índia, fomos conhecer o mercado, que é muito distinto do nosso. E a partir desse nosso primeiro contato com o país, fizemos contatos com quase 30 potenciais clientes para a HVEX e agora estamos fechando 4 ou 5 clientes indianos que vão adquirir nossos produtos a partir deste ano”, relatou.

A Missão à China também já está trazendo retorno para a empresa e Ferraz avalia, inclusive, participar da segunda missão ao país asiático que será promovida pela FIEMG no final do ano. Segundo ele, a HVEX já tinha fornecedores chineses, mas não tinha relacionamento de venda com o país. “Na Missão à China, além das agendas com a FIEMG, aproveitamos para visitar fornecedores e potenciais clientes e estamos fechando com dois deles nos próximos dias”, relatou.

Ele informou ainda que já foi ao exterior a negócios diversas vezes, mas as missões com a FIEMG tem um diferencial que é resultado das relações bilaterais entre a Federação mineira e indústrias de outros países. “As missões são muito interessantes, primeiro pela capilaridade que a FIEMG tem com entidades governamentais, mas também pelo relacionamento que mantém com as indústrias, que são muito mais receptivas e honestas conosco quando somos apresentados pela Federação”, destacou.

Já Rodrigo Guerra, acionista e presidente do Conselho de Administração da Orguel – empresa mineira que fabrica e aluga máquinas e equipamentos para o setor de construção civil e infraestrutura – participa de missões organizadas pela FIEMG há mais de dez anos e também vai compor a comitiva que irá à Alemanha no final do mês. “A expectativa para a Missão à Alemanha é vislumbrar novas tecnologias, produtos e serviços em linha com nosso planejamento estratégico”, disse.

As missões empresariais ao exterior são muito positivas, segundo Guerra,  e trazem importantes retornos para os industriais mineiros. “Há vários ganhos para as empresas. Um deles é que o próprio grupo que vai é seleto e você acaba fazendo importantes relacionamentos de negócios. E nas missões, conseguimos estabelecer contatos internacionais de forma segura e vislumbrar oportunidades de produtos e serviços que ainda não estão aqui. Além disso, conhecemos empresas querendo vir para o Brasil, buscando oportunidades de parcerias e joint ventures”, relatou.

A organização das missões pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, que dá mais segurança e retornos práticos para os participantes é outro ponto destacado por Guerra. “Antes, durante e depois da missão, temos auxílio e apoio dos profissionais da FIEMG e isso é fundamental porque tem muitos empresários indo pela primeira vez. Então, a equipe da Federação transmite segurança a todos e também quebra o paradigma de viajar para um país desconhecido e o desafio de muitos de não falar a língua. Além disso, a equipe nos auxilia, agendando e acompanhando em visitas técnicas”, completou.

As missões empresariais internacionais organizadas pela FIEMG tiveram início há mais de duas décadas, com diversos resultados positivos para a indústria e investimentos para o Estado de Minas

Leia mais:

Fonte: Balcão News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *