Notícias

Missão Fiemg-Alemanha tem agenda em indústrias

Empresários visitam indústrias europeias.

Além de visitas guiadas dentro da Hannover Messe – principal feira internacional de tecnologia para a indústria, a delegação de empresários mineiros que está na Alemanha participou de diversas visitas técnicas a empresas e indústrias europeias, entre elas a Mercedes Benz, a Airbus e a Volkswagen.

As agendas são parte da Missão à Alemanha, organizada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e patrocínio ouro da Vale.

Ontem, alguns empresários conheceram a Claas , fabricante de máquinas agrícolas com sede em Harsewinkel, Alemanha, e se surpreenderam, como destacou o presidente do Sindicato da Indústria da Mecânica do Estado de Minas Gerais (SINDMEC), Daniel Junqueira. “A visita foi muito importante para comparar o sistema de produção do Brasil com o da Alemanha. E uma coisa boa foi que vimos que a gente não perde nada em termos de qualidade e linha de produção. E em termos de organização e segurança, a gente está até ganhando. Então, foi um ponto muito forte na visita à Claas”, disse.

Na última quarta-feira, um grupo de 5 empresários visitou a Volkswagen, em Wolfsburg, e conheceu a linha de produção da maior fábrica de automóveis da empresa no mundo. No mesmo dia, outro grupo de empresários, incluindo o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, conheceu a Mercedes Benz, na cidade de Brémen. “Na visita à fábrica da Mercedes, pudemos conhecer a linha de montagem final dos veículos, que são totalmente customizados. Conhecer essa realidade, onde robôs e automações já estão aplicados, traz muito conhecimento e insights para aplicação em nossas empresas. Uma oportunidade única dada pela FIEMG que, sem dúvida, foi um dos momentos mais especiais da Missão”, disse a diretora financeira do Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria e Massas Alimentícias do Norte de Minas (Sindpan Norte) e membro da FIEMG Jovem, Juliana Alencar Dias.

Outro grupo de empresários esteve na Wago, empresa fornecedora de produtos eletroeletrônicos para o setor de automação e tecnologia da informação, localizada em Minden, na Alemanha.A ideia é a gente trazer, tanto o intercâmbio de tecnologia, quanto a possibilidade de novos fornecedores e novas parcerias para os nossos associados, fortalecendo cada vez mais a indústria eletroeletrônica e de automação nacional”, disse o empresário e diretor de Associativismo da FIEMG Jovem, Tasso Galhano, que fez parte do grupo que visitou a empresa.

Além disso, um grupo de empresários do setor têxtil visitou a Techtextil Messe, em Frankfurt, uma feira onde expositores internacionais apresentaram todo o espectro de têxteis técnicos, não-tecidos, têxteis para vestuário funcional e tecnologias têxteis.“Participar de uma feira como essa é, sem dúvida, abrir os olhos para o mundo porque tudo que se refere a vestuário, equipamentos de tecelagem e qualidade do produto que é visto aqui. Então entendemos que uma missão como essa traz muito aprendizado para ser compartilhado com os nossos associados”, disse Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG.

Representantes da indústria mineira visitaram a Salzgitter AG, uma das maiores produtoras de aço da Europa, localizada na cidade alemã de Salzgitter, e a  Airbus, em Hamburgo.

Circuitos guiados

Além das visitas técnicas às empresas, a comissão organizadora da Missão à Alemanha promoveu vários circuitos guiados a estandes das empresas Siemens, SAP, Igus, SmartFactory, Festo, Wago e Google, dentro na própria Hannover Messe – um diferencial oferecido pela FIEMG durante as missões.

“As visitas técnicas e/ou circuitos guiados se destacam na programação das missões por oferecer uma experiência de aprofundamento no conhecimento do produto/serviço, realizar benchmarking, conhecer os processos de empresas internacionalizadas, promovendo grandes oportunidades de parcerias institucionais e empresariais”, destacou a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), da FIEMG, Rebecca Macedo.

No caso da Siemens, foram realizados 2 circuitos guiados e, além das soluções de automação de software, a empresa levou para a Hannover Messe exemplos que demonstram como os clientes podem se beneficiar com a plataforma digital aberta de negócios Siemens Xcelerator. Entre as tecnologias que os empresários mineiros puderam ver estavam aplicações como a machine vision (visão artificial) baseada em IA e o Siemens Industrial Copilot com a Microsoft.

“Os visitantes que passam pelo estande da Siemens são recebidos por uma visão do futuro da indústria, onde a digitalização, automação e sustentabilidade se fundem para criar soluções revolucionárias. E para as empresas, essas inovações representam muitas oportunidades porque a adoção de tecnologias avançadas da Siemens pode aumentar a eficiência, reduzir custos e promover uma produção mais sustentável em processos”, destacou o diretor de Administração e Finanças da Codemge, Lincoln Farias, que acompanhou um dos circuitos guiados ao estande da empresa.

Hannover Messe

A Feira Industrial de Hannover é o principal evento internacional de tecnologia para a indústria, sendo um direcionador de tendências e tecnologias para o segmento industrial. Os tópicos de destaque na feira são: Energia para a Indústria; Produção Neutra de Carbono; Hidrogênio e Células de Combustível; Digitalização; Inteligência Artificial; e Indústria 4.0

O objetivo da Missão da FIEMG à Alemanha é apoiar as indústrias mineiras na prospecção de novas oportunidades de negócios, na imersão em ambientes de tecnologia e inovação e na promoção de networking entre empresários mineiros e estrangeiros, além de atrair investimentos estrangeiros para o estado de Minas Gerais.

Leia também:

Fonte: Balcão News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *