Notícias

Estrada Real- Cidades – Cristina – Balcao News – Notícias de BH

ER – Cidades – Cristina

Conhecida como Cidade Imperatriz, Cristina é uma típica cidade mineira que ainda preserva e revela o seu distante passado através das fachadas das casas, monumentos culturais e de sua rica história.

Seus conservados casarões do século XIX, é uma lembrança de sua história e relação com a família real. O Museu do Trem é um desses monumentos, que guarda objetos da antiga Estrada de Ferro Sapucaí. Um acervo cultural com mais de 400 peças como fotos e objetos antigos que fazem parte da história de Cristina.

Acervo Museu do Trem – Foto: minasgerais.com.br

Uma viagem no tempo que pode ser registrada com fotos com a locomotiva, do tipo “Consolidation”, fabricada nos Estados Unidos em 1911.

Sua praça central, muito bem conservada, abriga um Chafariz datado de 1869. Pelas ruas da cidade é possível deparar-se com o Escadão do Mosaico, do artista Carlos André Vizotto, com seus cacos de pisos e azulejos coloridos, que retrata patrimônios históricos e culturais, materiais e naturais do município como casario, Igreja Matriz, Estação Ferroviária, Cachoeira da Gruta, Monumento do Chafariz, Locomotiva a Vapor 423 e desenhos naturais.

Mas é na área rural, que Cristina guarda quase todos os seus tesouros, com raras belezas naturais, matas nativas e cachoeiras, além é claro, dos pequenos produtores familiares de cafés especiais, que, por duas vezes, já foram eleitos o melhor café do mundo.

Dona de belas cachoeiras, como Cachoeira do Lambari – sua altura (40m), a torna a maior cachoeira da região, com vários poços para natação.

Cachoeira do Lambari – Foto: minasgerais.com.br

É um local perfeitamente indicado para a prática de rapel e tirolesa; Cachoeira do Anil – embeleza o trecho ferroviário de Cristina até Maria da Fé, com uma queda d’água cristalina de 3 metros, formando uma piscina natural; e Cachoeira da Gruta – localizada dentro da malha urbana, é caracterizado como rio em queda, denominado Rio do Bode, que proporciona cachoeiras e cascatas, com o ponto mais alto e mais procurado, o chamado Poço dos Namorados, Cristina oferece atividades de ecoturismo que podem ser combinadas com banhos de cachoeira, cavalgadas, prática de caminhadas, piquenique, ciclismo, observação de aves, yoga e/ou contemplação da natureza.

Cachoeira da Gruta – Foto: caminhosdamantiqueira.tur.br

Destaque para o pico da Tuiúva, com 2.020 m de altitude, um lugar paradisíaco de onde se avista os Estados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, e impressiona com as belas paisagens.

As fotos de céu noturno fazem sucesso nas redes sociais, assim como a observação de pássaros.

Cristina – Rota do café – Pedra Branca – Plantação de Café. Foto: Patrick Grosner

Cristina ainda reserva aos visitantes fazendas que produzem os melhores cafés especiais do mundo, vencedores de concursos internacionais, como a Transwal, Santo Antônio, Cristina e da Pedra, podendo conhecer os diferentes métodos de extração dos grãos de cafés cultivados entre 950m e 1.500 m de altitude, acompanhar o processo de colheita, que acontece de maio a outubro, secagem do produto, participar de degustações e combinar a visita com uma experiência gastronômica.

A colheita do café em Cristina — Foto: Rafel Rezek

O café é um produto tão importante para a economia de Cristina que originou um dos eventos tradicionais da cidade, o Festival Café com Música, que é patrimônio imaterial do município.

Café com Música – Foto: Reprodução Facebook Café com Música

Criado para unir duas identidades do município, as bandas de música e os cafés especiais, o evento, realizado na semana do feriado de Corpus Christi, conta com shows, seresta, orquestra, exposição de artesanato, oficinas gastronômicas com pratos à base de café, cervejas artesanais, provas de café e praça com comidas típicas.

Cristina, um destino perfeito para quem busca histórias e tradições, aventura e natureza, gastronomia e relaxamento e paz.

VIVA, EXPERIMENTE, DESCUBRA, Estrada Real

117

Daniel Magalhães Junqueira

Leia mais:

Fonte: Balcão News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *