Notícias

No Castelo, um Piano toca! – Balcao News – Notícias de BH

No coração da avenida Presidente Tancredo Neves, o Taberna Livorno atende o seu público com excelente atendimento, excelente refeição e excelente música.

Em tempos de “piseiros” e “tchu tchas”, ao se deparar com alguém interpretando música ao vivo, sobretudo ao piano, pode ser que uma mescla de estranhamento e indiferença conduza o senso crítico das pessoas mais desavisadas.

Mas para os frequentadores do Taberna, é notável o quão sensibilizados ficam e deveras cativados se tornam, esboçando sorrisos fartos pela ambientação tão requintada quanto aconchegante levada a efeito pelo som em movimento do piano em união com a decoração e mobília.

Fachada do Taberna Livorno. Fotos: Tiago Boson.

Fachada do Taberna Livorno. Fotos: Tiago Boson.Este piano – um Loreley Gebr Zimmermann Leipzig – acompanha a casa desde anos atrás, quando da administração da família Pellegrino e associados. O novo proprietário manteve o ambiente tal qual outrora, efetuando apenas modificações na parte externa à adega (um espaço logo à entrada que chama a atenção pela variada seleção de vinhos e onde se situa uma imensa mesa de madeira para acolher e servir aos clientes que preferirem permanecer reunidos em maior número).

Anexo está o bistrô, composto de um singelo salão que se agiganta com a presença do Loreley – piano de armário com um som delicado nos agudos, detentor de volume e peso, todavia, nos registros médios/graves.

Moisés Grava e o Loreley Zimmermann, no bistrô.

Moisés Grava e o Loreley Zimmermann, no bistrô.Comandando uma equipe de funcionários de competência exemplar, ciosos da qualidade superior mesclada à reputação da casa, o gerente e maître João Pedro afirma a sua vocação ao comentar:

“O atendimento – prezo pelo ambiente! Organização; o serviço dos garçons – nós cobramos bastante para eles…”, e faz um gesto de postura elegante e altiva, exemplificando com firmeza o modo como espera que eles se portem junto ao público visitante.

O experiente músico Moisés Grava diz, em concordância:

“Um ponto maravilhoso; garçons maravilhosos, maître…! A cozinha!”

Muito bem ressaltado por Moisés é a existência desta união – no que se subentende uma afetividade sincera entre os funcionários, que automaticamente reflete o bem estar obtido durante o atendimento e a posteriori do serviço prestado.

Como três colunas esculpidas em rocha sustentando o teto da Casa: a Gerência (representada por João e seus garçons), a Cozinha (consagrada pelo mestre Ramon Rodrigues e seus auxiliares) e a Música (realizada por intermédio dos pianistas Moisés Grava e Josi Trevizan).

Uvas, Trigo e Taça símbolos para demonstrar subjetivamente uma realidade objetiva palpável.

João Pedro é largamente experiente na profissão que exerce – 18 anos, para ser mais preciso. Tendo trabalhado com Alexandre – o atual proprietário do Taberna – desde 2020 em outras ocasiões no passado, foi incumbido de ser o gerente devido ao sucesso alcançado nas empresas anteriores.

Sua rotina de trabalho inicia às 16h, observando a estrutura como um todo e organizando a equipe para abrir o restaurante às 19h.

“Aí eu faço a ‘maîtria’ do restaurante: faço serviço de mesa – vou até a mesa! Interajo com os clientes – bato um papo. (Resenhando mesmo!) E ajudando os meninos no que for necessário.”, diz ele.

Os garçons no Taberna: diligência a serviço da tarefa.

Um dos garçons mais antigos do Taberna é Pablo, que já fazia parte do time de colaboradores na antiga gestão Pellegrino.
Sua jornada vai de terça à domingo, de 16h até perto da meia-noite.

Pablo: Garçon do Taberna desde 2016.

Adentrando no espaço, segue-se, logo após uma guinada repentina à esquerda, para o bistrô.

O piano é tocado por Moisés e Josi em noites alternadas, ofertando ensejos positivos aos comensais justamente devido ao apuro técnico dos músicos.
Moisés iniciou em música há 30 anos, realizando trabalhos na área sob o holofote de diversas mídias – cinema, produção, eventos em geral! – e com muita versatilidade.

E se trata também de outro colaborador de anos.

Moisés Grava.

Em seu extenso repertório, o pianista interpreta para o público “música popular mundial” (segundo o que ele próprio afirma). O que revela uma alta capacidade para transitar de temas variados e trilhas de filmes conhecidos para o mais puro e groovy jazz – sem com isto perder qualquer nuance de qualidade no toque.

Desenvolvido através da experiência um forte senso de harmonia e ouvido para identificar os tons, Moisés também se dedica a dar o máximo de atenção aos frequentadores que interagem solicitando músicas específicas.

Se for uma música desconhecida por ele, basta um simples cantarolar do cliente ou uma consulta ligeira no Youtube para se inteirar e saber o que deve ser feito a fim de agradar ao solicitante.

“O que é que vocês querem ouvir?”, exemplifica ele. “Ah, eu quero uma do Elton John!… – É agora! Freddie Mercury? – Agora! Frank Sinatra? – É agora; ‘tá pronto!”.

Groove!

Josi Trevisan é pianista, professora e psicóloga! E faz um brilhante trabalho de musicalização para crianças e bebês. Formou-se pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), graduando-se pela FUMEC.

A cozinha e o trabalho que não pára.

Da cozinha, a música ao piano reverbera chegando ao coração do chef Ramon Rodrigues – que ao ser perguntado sobre este fato, sorri e aprova muitíssimo que a melodia faça parte da sua rotina no Taberna.

Carioca de Caxias, em 1997 chef Ramon ingressou na saudosa Porcão como lavador de louças.

“Da louça fui para ajudante de cozinha. (…) Fui fazendo curso; fiz faculdade.” diz.

Chef Ramon Rodrigues.

A culinária é tipicamente italiana, ressalta ele. E através da mente do chef e do prodigioso auxílio dos membros de sua equipe, foi elaborado um cardápio especial para o 25ª Belo Horizonte Restaurante Week – evento que ocorrerá de 12 de abril a 12 de maio, destinado à participação dos mais renomados restaurantes da cidade.

Para reservas de mesa, ligar (31) 98633-3333.

Taberna Livorno aberto de terça a domingo.

Taberna Livorno aberto de terça a domingo.O Taberna Livorno fecha apenas na segunda-feira, oferecendo aos domingos (de 12h às 17h) seus serviços habituais.

O piano inicia seus primeiros acordes nas noites dos outros dias (a partir das 20h em ponto).

Tiago Boson

Multi-instrumentista autodidata, compositor, professor de música, pintor, ilustrador, escritor/poeta (não publicado).

E-mail: [email protected]

Instagram: @tiagoboson

Leia mais:



Fonte: Balcão News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *