Notícias

Estrada Real Cidades: Barbacena – Balcao News – Notícias de BH

Apelidada como BQ; (Barbacena Querida), e localizada na Serra da Mantiqueira, Barbacena esbanja hospitalidade e cultura.

Inserida no Caminho Novo da Estrada Real, seu nascimento, assim como diversas cidades mineiras, começou pela construção da capela consagrada a Nossa Sra. da Piedade, e o arraial foi expandindo à medida que pequenas casas comerciais se estabeleciam para atender os tropeiros que circulavam na Comarca do Rio das Mortes.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade. Foto: Acervo IER.

Seu clima, luminosidade e a altitude foram fatores decisivos para que na década de 1960, tivesse início o cultivo e o forte comércio de rosas e outras flores, o que deu à cidade o reconhecimento nacional de “Cidade das Rosas”, realizando anualmente, a tradicional Festa das Rosas e Flores.

A cidade se destaca também pelo seu cenário histórico construído, em sua maioria, no estilo barroco, e conserva duas importantes igrejas setecentistas, a Igreja Nossa Senhora da Assunção e Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, esta tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 1988.

Igreja N. S. Da Assunção – Foto minasgerais.com.br

Além das Igrejas, o Museu Municipal, sediado na antiga residência do político comendador João Fernandes de Oliveira Pena, com construção datada de 1810 e o Solar das Andradas, palco de reuniões históricas e decisões políticas importantes, como, a participação de Minas na Revolução de 30, fazem parte do vasto acervo colonial da cidade.

Fundação Municipal de Cultura. Foto :acervoestradareal

Barbacena, ainda ostenta construções modernas como, a Basílica de São José Operário, construída a partir de 1950, e finalizada por volta de 1958, e que chama atenção por conta de sua arquitetura em forma de cruz grega, vista de cima, e seus vitrais estilo Antuérpio. Foi elevada a Basílica em 25 de setembro de 1965 e tombada pelo Decreto Municipal em 1999.

Já a Igreja de São Miguel Arcanjo, tem estilo romano, mas foi inaugurada em 2017. Réplica da Abadia de São Egídio, construída no ano de 1060 na Itália, a Igreja de São Miguel Arcanjo foi erguida na fazenda da Sociedade São Miguel Arcanjo, um projeto de assistência social que acolhe 450 crianças em situação de vulnerabilidade em Barbacena.

Igreja São Miguel arcanjo – Foto: italiaperamore.com

A réplica tem características a pouca luz que entra no ambiente e ilumina a imagem de Jesus Cristo, com a porta é voltada para a nascente do sol. Outra particularidade são as 12 colunas como parte da estrutura e em cada uma há o capitel, uma peça decorativa. No alto delas, desenhos de papiro para expressar a sabedoria. Na inferior, folhas de acanto, que traduzem os
espinhos da vida com a mensagem: “somente tem sabedoria quem vive os espinhos da vida”.

Interior Igreja São Miguel arcanjo – Foto: italiaperamore.com
Bituca-Foto: minasgerais.com.br

No contexto cultural, Barbacena é o berço do respeitável grupo de teatro e dança Ponto de Partida, criado em 1980, com sede na antiga Sericícola de Barbacena, primeira fábrica de seda do Brasil, fundada em 1912.

Bituca – Foto: grupopontodepartida.com.br

Lá também está instalada a Bituca-Universidade de Música Popular, uma escola de música com cursos gratuitos e voltados para a formação e descoberta de novos talentos.

Bituca – Foto: minasgerais.com.br

Em suas instalações, a Bituca mantém um estúdio de gravação, com tecnologia de ponta, onde abriga aula de engenharia de áudio e produção musical; um piano de cauda, para concertos e gravações; um baixo acústico; e instrumentos de todos os cursos que oferece. As instalações também dispõem de um espaço para realização de shows, concertos, oficinas, seminários, lançamentos, exposições e exibição audiovisual.

Escola bituca – Foto: bituca.org.br

Tombado pelo IEPHA e abrigando a Biblioteca Pública Municipal e o Conservatório Municipal, o antigo prédio da Cadeia Pública, também é destaque, juntamente com o Centro Ferroviário de Cultura, instalado na antiga estação, que oferece cursos de dança, esportes, artes plásticas, cênicas e ainda possui uma galeria de arte.

Grupo ponto de partida – Foto: Júlia Marcier

Conhecida pelo tratamento recebido pelos internos do Hospital Colônia, Barbacena abriga o Museu da Loucura, que faz parte do projeto “Memória Viva” e resgata a história da cidade, mantendo em seus locais originais o Núcleo Histórico.
Lá o turista irá encontrar um grande acervo de fotos e equipamentos psiquiátricos, além de pinturas e desenhos feitos pelos pacientes da época.

Museu da Loucura- Barbacena. Foto: acervoier

 

Museu da Loucura – Foto: minasgerais.com.brA cidade das rosas tem um clima acolhedor, história rica, cultura vibrante e paisagens
montanhosas encantadoras!

Estrada Real: VIVA, EXPERIMENTE, DESCUBRA!

DANIEL MAGALHÃES JUNQUEIRA

121

Leia mais:

Fonte: Balcão News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *