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Comércio varejista de BH tem um bom momento – Balcao News – Notícias de BH

Reação acontece após uma década, segundo CDL/BH.

O comércio varejista de Belo Horizonte apresentou um cenário positivo com um aumento significativo nas vendas em janeiro de 2024, após uma década de desafios e períodos de queda.

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças econômicas como queda da taxa de juros e aumento da massa salarial.

Para CDL/BH, se cenário persistir, recuperação será ainda melhor ao longo do ano

O levantamento “Termômetro de Vendas”, elaborado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), mostra que houve um incremento de 1,92% no volume de vendas em comparação ao mês anterior (Dez.23).

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, destaca que o crescimento de quase 2% nas vendas é histórico, especialmente considerando o contexto de quedas anteriores e desafios econômicos, como a pandemia.

Ele atribui o sucesso atual do setor ao fato de que as famílias estão exercendo um maior consumo devido às condições econômicas favoráveis.

Os setores específicos que lideraram o crescimento em janeiro de 2024, foram drogarias e cosméticos, informática, supermercados, papelaria e livraria, entre outros.

Esses números positivos se estendem para análises comparativas anuais e mensais, mostrando um crescimento consistente em vários segmentos do varejo.

Marcelo de Souza e Silva expressa otimismo em relação à continuidade desse cenário positivo, sugerindo que se as condições econômicas atuais persistirem, a recuperação econômica ao longo do ano será ainda mais significativa.

Essa análise reflete não apenas o desempenho do comércio varejista em Belo Horizonte, mas também sugere uma tendência nacional e estadual de crescimento das atividades econômicas no varejo, o que é considerado um sinal positivo de recuperação econômica mais ampla.

“É um crescimento histórico. Viemos de uma trajetória marcada por quedas, especialmente entre os anos de 2015 a 2018. Em 2019 tivemos um crescimento discreto, porém, na sequência voltamos a cair, por conta da pandemia. 2020 e 2021 foram de recuo. Em 2022 e 2023 tivemos crescimentos tímidos. Alcançar um aumento de quase 2% demonstra que nosso comércio está vivo e reagindo bem às mudanças econômicas”, analisa o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Ainda de acordo com o dirigente, a contínua geração de empregos, o aumento da massa salarial e a redução dos juros, como o recente sexto corte da taxa Selic, têm permitido às famílias exercer maior consumo.

Na comparação mensal (Jan.24/Dez.23), todos os segmentos do varejo de Belo Horizonte tiveram performances positivas, com destaque para:

·  Drogarias e Cosméticos: 13,33%

·  Informática: 10,6%

·  Supermercados: 8,5%

·  Papelaria e Livraria: 7%

·  Eletrodomésticos e Móveis: 6,89%

·  Vestuário e Calçados: 4,89%

·  Material Elétrico e de Construção: 3,34%

·  Artigos Diversos: 2,65%

·  Veículos e Peças: 1,5%

A análise comparativa anual (Jan.24/Jan.23) também ficou acima dos últimos 10 anos e cresceu 1,84% no termômetro de vendas. Na comparação dos últimos 12 meses (Jan/24/Fev.23), o crescimento foi de 1,79%. Nesse período, todos os segmentos do varejo cresceram acima da média. Os avanços registrados foram: Drogarias e Cosméticos (8%); Supermercados (6,1%); Papelarias e Livrarias (4,97%); Informática (4,34%); Artigos Diversos (3,11%); Eletrodomésticos e Móveis (3,01%); Material Elétrico e Construção (2,97%); Vestuário e Calçados (1,26%); Veículos e Peças (0,23%).

“O consumo em Belo Horizonte tem se mantido robusto, estimulado por um ambiente de taxas de juros reduzidas, inflação em declínio e mercado de trabalho forte. Dentro de nossa realidade, estamos acompanhando o ritmo nacional e estadual de crescimento das atividades econômicas no varejo. Isso é um sinal positivo de recuperação econômica”, finaliza Marcelo de Souza e Silva.

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Fonte: Balcão News

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