Notícias

Copasa define prazo para resolver problemas de moradores – Balcao News – Notícias de BH

Em 2021 rompimento de tubulação causou danos.

A Copasa estabeleceu o final de abril como o novo prazo para começar a resolver os problemas dos moradores do Bairro Monte Castelo, em Contagem, que enfrentaram danos em suas casas devido a sucessivos rompimentos na tubulação da empresa desde 2021.

Durante uma audiência pública realizada pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG),

na segunda-feira, dia 25 de março de 2024, a gerente operacional da Copasa em Contagem, Renata Mayrink, anunciou que a empresa se comprometeu a apresentar propostas de indenização até o dia 30 de abril para as famílias afetadas, que incluem 25 moradias definitivamente interditadas.

Renata Mayrink afirmou que a empresa pretende priorizar as indenizações e apresentar um cronograma para todas as obras e reparos até o final de março.

As propostas financeiras serão baseadas nos laudos periciais produzidos pela Prefeitura de Contagem para fins de indenização, incluindo uma parte para danos morais.

A Copasa planeja iniciar as negociações com as famílias afetadas após a apresentação das propostas.

O problema na região começou em maio de 2021 e desde então houve rompimentos na rede da Copasa, levando à interdição definitiva de parte das vias afetadas.

As casas danificadas não foram escoradas pela empresa, o que deixou os moradores em uma situação delicada, impedindo-os até mesmo de retirar seus pertences dos imóveis.

Além das indenizações, a Copasa se comprometeu a retirar todas as redes de esgoto e abastecimento de água das áreas interditadas, substituir as redes de áreas vizinhas ameaçadas e reparar imóveis que não foram interditados. Estima-se que cerca de 80 imóveis tenham sido afetados, além dos 25 interditados.

O caso tem sido motivo de preocupação e críticas por parte dos moradores e autoridades locais.

O deputado Celinho Sintrocel destacou a gravidade da situação e a necessidade de ação imediata por parte da Copasa.

Um acordo anterior entre a empresa, a prefeitura e o Ministério Público não foi cumprido nos prazos estabelecidos.

O promotor de Justiça Fábio Nazareth ressaltou a gravidade da situação e alertou que a empresa pode enfrentar multas diárias se continuar descumprindo os prazos estabelecidos.

O vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, afirmou que o município fez sua parte ao produzir laudos periciais e geotécnicos, além de buscar isenção de IPTU para os moradores afetados.

No âmbito legislativo, o vereador Leandro Viana cobrou isenção de IPTU para os moradores afetados, enquanto o vereador Marcos Vinícius de Faria destacou a desvalorização dos imóveis na região afetada.

Leia mais:

PBH prorroga inscrições para curso de gastronomia

 

Fonte: Balcão News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *